sexta-feira, 21 de março de 2008

Erros e acertos na ótica da ética

A Veja da semana passada (edição 2052) trouxe em suas páginas amarelas uma entrevista com Marcílio Marques Moreira, ex-presidente da Comissão de Ética do governo Lula. Na entrevista, Moreira não critica diretamente o governo Lula, mas comenta a falta de ética dos ocupantes do Palácio do Planalto. “O presidente não é sujeito à competência da comissão, não dá para fazer considerações sobre ele. Mas posso dizer que a falta de sensibilidade ética é algo que permeia todo o antiplano do governo”.

A corrupção e os escândalos envolvendo o presidente também apareceram em vários momentos da entrevista. Ao ser questionado se a corrupção aumentou ou não no governo Lula, Moreira levantou a questão das expectativas e das promessas feitas pelo PT que não foram cumpridas. “(...) as expectativas éticas sobre esse governo eram muito grandes. O PT sempre foi muito identificado com o combate à corrupção e no poder deixou a desejar nesse aspecto”, completou.

O governo Lula ao manter (ou aumentar, como muitos acreditam) a corrupção no país e não punir os envolvidos pelo crime que cometeram a seus eleitores que confiaram em seu nome a representação de seus interesses, decepcionou toda a sociedade brasileira, até mesmo a parcela que já não acreditava em grandes evoluções de ética em Brasília.

Ao comentar a política externa, Marinho apontou as falhas do governo ao esquecer-se da parte norte do globo e priorizar o apoio a governos nem sempre comprometidos com a democracia.

O comentário final foi sobre um dos principais motivos da popularidade do presidente: a bem sucedida economia. “O sucesso da economia é a confirmação de que, quando uma meta é perseguida como política de estado, sem pecuinhas partidárias, ela produz excelentes resultados. O governo Lula deu continuidade a essa estrutura. Foi um dos seus principais acertos”, finaliza Moreira.

5 comentários:

Marina disse...

Acho que os casos de corrupção não aumentaram no governo Lula. O que de fato ocorreu, foi uma total inexperiência no tipo de exercício do poder que sempre existiu no Brasil (a velha prática de sempre esconder bem os casos de corrupção!).
Porém, não concordo com os comentários de muitas pessoas ao justificar os erros do governo Lula pautadas pelo argumento que escrevi acima. Uma grande parte dos (ex) petistas votou no Lula pensando que ele realmente ia mudar alguma coisa! Para essas pessoas, como para mim, não importa se o Lula é o primeiro ou o milésimo a ignorar a corrupção... O que importa é que ele não cumpriu com o que prometeu, não fez um governo condizente com a sua história política... Só conseguiu o poder ao deixar de lado o seu passado, e isso já na época das eleições, antes de começar o seu primeiro mandato. Pena que os petistas que foram comemorar a vitória na Paulista ainda não sabiam o que haveria de acontecer.
Mais uma vez, texto muito bem escrito Mazinha.

Anônimo disse...

Mari, de esperto ao contrário está cheio o planalto! Marcílio é tão competente quanto o texto que o cita - diplomata pela Rio Branco, bacharel pela UERJ e mestre pela Uni. de Georgetown, Washington D.C - qualificações que o fazem um militante da ordem e do progresso contra a corrupção! Mas nada fez que não amarelar (no combate a corrupção e na VEJA) e isso esgota a esperança do povo! Por que no poder tais guerreiros renunciam quando não se unem a corrupção? Nossa elite intelectual se prepara por anos rumo ao poder e mudança, mas, quando lá, nada fazem de bom (se negativam ou se anulam)! A exemplo do próprio FHC que ao meu ver se trata do mais capacitado intelectual do país e que diante dos 500 anos de corrupção nada pode fazer (assim alerta em seu proprio livro "Arte da política" em outras palavras). O lula era só uma aposta do país que já não acreditava no bem preparado para ver mudanças, mas o "tatutito" nada fez! A solução pode estar além do executivo!

Anônimo disse...

Veja bem: seu texto está evoluindo rapidamente! Está Super Interessante mesmo! Na Época em que começou parecia estar tímida, Agora eu, o Estado de São Paulo, se não o Globo inteiro, ao ler seu texto só podemos dizer, Bravo!
Você está jornalístiamente de parabéns!

Augusto Cezar C.L. disse...

De certa forma, acredito ter caído na mesma aposta de boa parte da população e dei alguns bons créditos ao governo Lula no início. Os indícios de corrupção que se multiplicaram expostos ao longo dos últimos anos me deixaram com a impressão de que a ética e os bons resultados em algumas questões específicas não necessariamente caminham de mãos dadas. Grande pena.

Anônimo disse...

ÉTICA? No Brasil??? Em Brasília????
Aaaaaaaaaara!

Relaxe nega, faça suas compras no Sonda's supermercados, tome uma Brahma gelada e use fios e cabos Sil!!!