quarta-feira, 16 de setembro de 2009

TCSÓ

Muitas pessoas têm me perguntado como é fazer um TCC sozinha. Tenho vontade de responder: “É como fazer em grupo, mas sem dor de cabeça”. Mas eu jamais poderia responder isso com propriedade, já que nunca fiz um TCC em grupo. Além disso, seria injusto com os grupos harmoniosos (?).

Tomei a decisão no 3º ano da faculdade quando me vi diante da impossibilidade total (sim, assim bem redundante) de fazer meu último trabalho da faculdade com a única pessoa que iria gostar dos mesmos temas que eu, se apaixonar e colocar a mão na massa com vontade.

Porém, o maior motivo foi a convicção de que escolher um tema para o seu Trabalho de Conclusão de Curso, ou seja, que expressará o que de mais especial você enxergou nos quatro anos de faculdade, é uma tarefa muito individual que envolve seus gostos e escolhas dentro da profissão que escolheu.

Foi assim que decidi escrever uma monografia sobre Jornalismo Político. Uma monografia que mostrasse os avanços dessa especialidade sem cair no otimismo de uma aluna de último ano que nunca trabalhou nessa área, nem no pessimismo da maioria dos estudos que pesquisei.

Depois de muito recorte, filtragem de informações e pesquisa fechei o tema na investigação no Jornalismo Político. A hipótese do trabalho é que ela não é tradição na especialidade e surgiu como uma cobrança da sociedade democrática.

Bom, mas como é fazer um trabalho como esse sozinha? Brinco que tenho meu gato para o cafuné (ele está sempre ao lado do computador ou em cima do teclado), meu namorado para criticar, minha mãe para achar tudo lindo e minha orientadora para dividir as angústias e encontrar saídas. Então, estou completa!

A verdade é que é uma delícia. Discutir com você mesma, questionar suas próprias ideias, falar sozinha e o principal: saber que só pode contar com uma pessoa, você. Um verdadeiro exercício de autoconhecimento.

Gosto de grandes responsabilidades e nenhuma maior do que não ter com quem dividir a culpa, caso algo dê errado. Filha única que me tornei, aprendi a lidar com isso desde cedo.

4 comentários:

Izabel M. M. disse...

bom... rs rs é um texto legal, Mari. Mas preciso discordar em alguns pontos. Resolver as coisas sozinha as vezes não é a melhor opção. Vai de cada um, eu sei.

Eu dei uma enorme sorte de encontra a Kelly para dividir a paixão pelo tema...as diferenças com prioridades, disponibilidades...achos que essas coisas ajudam a crescer pessoalmente (cá entre nós o meu tcc não me abrirá muitas portas profissionais, né?)

O mundo é feito para enfrentarmos as coisas juntos, se não em grupo, pelo menos com uma pessoa (amigo, namorado, mãe, gato eu já tenho minhas dúvidas haha)

bjo e boa sorte, se precisar de algo sabe q tem alguém em quem pode contar (ainda q ñ acredite)

Marianna Abdo disse...

Bel,
acho que entendeu um pouco errado meu texto rsrs.
Não acho que posso tomar as decisões da minha vida EXCLUSIVAMENTE com meu gato, mãe e namorado. Inclusive, não tomo.
O objetivo no meu texto foi mostrar que fazer um TCC ou qualquer outra coisa na vida sozinha, não é um bicho de 7 cabeças. É até gostoso e mais, possível!
Sem dúvida, trabalhar em grupo é um exercício de muito aprendizado. Mas o que poucos sabem é que trabalhar sozinho também é.
E lógico que sei que posso contar com vc né? Dããrr!! Eu acredito nas pessoas hahaha. Não sou nenhuma nerd reclusa. haha
Beijos

Maira G. disse...

Marisosa, concordo com vc.

Nada como desenvolver projetos nossos que a gente acredita poder defender. Sozinha, então, nossa, melhor coisa!

Saudades te amo!

Marina disse...

Aliás, o trabalho individual não deixa de ser coletivo. No final, a leitura do orientador, da banca e o desenvolvimento talvez em um mestrado sempre tornam o trabalho público. A melhor característica tanto do trabalho individual qto o em grupo é justamente o diálogo.
Concordo com seus argumentos, eu também não escolheria um trabalho em grupo! Mas nunca pensei no argumento da "culpa" e da responsabilidade que vc colocou aqui, meus motivos são muito mais práticos e intolerantes! rsrsrs! Vc me conhece, né mazinha?? Vamos fazer uma montanha russa? Não, ninguém faz nada e só mari e eu fazendo trabalho escrito, eu roubando as lentes do meu pai e vc cortando loucamente óculos 3D! rsrsrs! Chega no horário na feira, tá tarsila? hauahuahauhahahuauhah! Essas coisas me traumatizaram! rsrsrs!
beijão Mazinha