sexta-feira, 13 de março de 2009

Planos de saúde lideram reclamações pelo nono ano consecutivo

Às vésperas do Dia do consumidor, comemorado no dia 15 de março, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) divulgou o ranking de atendimento de 2008. Pelo nono ano consecutivo os planos de saúde lideram as reclamações, seguidos de telecomunicação e setor financeiro. Juntas, as três áreas somam 60% dos 19.379 atendimentos realizados pelo Instituto.

As maiores reclamações dos planos de saúde referem-se aos reajustes abusivos e negação de cobertura para exames e cirurgias. A área de telefonia ganhou destaque pelas cobranças indevidas e dificuldade de cancelamento da linha. Os principais motivos de reclamações no setor de finanças foram as novas regras sobre tarifas bancárias, a cobrança de altos juros e os encargos nas faturas de cartões de crédito e financiamento.

"Esses dados refletem que, embora no último ano tenham ocorrido algumas vitórias para os consumidores como, por exemplo, a portabilidade de telefonia e planos de saúde e o decreto que regulamenta os Serviços de Atendimento aos Consumidores, ainda é preciso que as empresas respeitem mais o seu público e o Código de Defesa do Consumidor", disse Marcos Diegues, gerente jurídico do Idec.

2 comentários:

Anônimo disse...

A sociedade brsileira não leva muito a sério o código do consumidor. Se as punições fossem mais rápidas, com certeza a cobrança da população seria ainda melhor. Todos desejam justiça, e o direito de ter os direitos não só na constituição ou no código do consumidor, mas sim aplicados nesta sociedade cada vez mais comtemporanea.

Unknown disse...

Golden Cross por adesão através do Ser Clube. Não recomendo, eles não avisam à Golden Cross que houve o pagamento e esta mantém seu plano cancelado.A Golden Cross tem péssimo atendimento e quer que a pessoa se exploda com esse problema. Cancelam planos das pessoas sem aviso prévio, o que é contra lei.