quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Cidadania na Rede

O brutal assassinato do menino João Hélio em fevereiro de 2007 é lembrado como o crime que chocou todo o país. Porém, não foi isso que notei nas vésperas do aniversário de um ano da morte do garoto.

Recebi em minha página de recados no site de relacionamentos, orkut, um pedido de ajuda de uma prima minha. No recado, ela pedia que seus amigos denunciassem uma comunidade que brincava e sugeria as maiores atrocidades ao garoto João Hélio.

Para os criadores e para os mais de 3000 internautas membros da comunidade o assassinato do garoto, arrastado por 7km nas ruas do Rio de Janeiro, não passava de um fato banal tratado com tanta, ou maior crueldade que os próprios assassinos de João Hélio.

Na ocasião do assassinato muitos se perguntaram quem teria tanta maldade para cometer um crime tão brutal. Eu também me perguntei. Hoje, vejo que qualquer um dos integrantes dessa comunidade, que usam o orkut como um meio propagador do ódio, poderia ser o assassino de João Hélio.

Apesar de usuária desse site de relacionamentos sempre tive minhas críticas sobre a falta de segurança e privacidade. Mas, acho que é possível usá-lo como um meio de comunicação entre amigos e como um meio de discussão saudável de temas polêmicos como poderia ter sido nesse caso. Há vários temas associados à morte do garoto que poderia ser abordado nesse site de e que não são debatidos com tanto afinco. No entanto, 3000 pessoas perdem o seu tempo e usam de toda sua falta de respeito aos familiares e pessoas que se impressionaram com mais esse crime.

Usei parte do meu tempo numa pequena campanha de denúncia dessa comunidade, que saiu do ar no dia seguinte. Tenho certeza que nem o meu nem o tempo de quem denunciou a comunidade foi perdido. Imagino que essa não deve ser a única comunidade aberta no orkut que usa toda a ironia e criatividade de seus integrantes para disseminar a maldade. Entretanto, todas as que chegarem ao meu conhecimento serão denunciadas. Não me sinto e nem me permito ser cúmplice da falta de cidadania que muitas vezes rondam esse site. Navegar com cidadania é possível.

3 comentários:

Anônimo disse...

Abdoozida tem um blog agora??? Perigo.

Muito bem lembrada a historia do João. A vontade que deu na época foi de guilhotinar os 2 fdp em praça pública junto com o delinquente do Champinha.

Mas, vamos julgar um feto? Ossos do ofício do nosso molusco comandante.

Momentos Fahrenheit à parte, o buraco de fato é mais embaixo, e exige muito mais que enxadas para ser tocado.

Aos infelizes da 'comunidade' citada, uma voltinha de 7 km arrastado ladeira abaixo daria um bom F5 nos valores dos zé graça.

Anônimo disse...

Texto muito bem escrito e que faz uma denúncia clara e equilibrada da tal comunidade do Orkut. Acho que esse texto tem de ser uma introdução a dois assuntos, que queria ver você escrever: a discussão sobre a morte do garoto e/ou um debate sobre a propagação de ódios e preconceitos no orkut (você poderia até tentar fazer uma reportagem, com uma tema específico, por exemplo, o da discriminação racial e fazer um levantamento das comunidades do orkut que a incitam, procurar discutir, denunciar, fazer campanhas etc etc e publicar uma série de textos no blog).
Desculpa ficar dando um monte de sugestões, mas é que seu texto me fez pensar nessas questões e imaginar como você tem potencial para tratá-los de forma muito produtiva!

Anônimo disse...

A era digital global somada a alguns programas do molusco da cidade plana introduziram em muitas residências, quando não comunidades, as grandes facções dos tempos mais que modernos: o tal do PCC - C = PC e a Al QaWeb! Como são extremistas, imensuráveis e impunes! No entanto, exitem orgãos de alta competência e sobriedade que combatem de fato os estupros à liberdade de expressão (ferindo-a)!
Em suma, eu me orgulho imensamente em, tanto quanto este BLOG, pertencer a este orgão! Seu nome é Marianna!