quarta-feira, 3 de junho de 2009

Instituição atende crianças com paralisia cerebral grave

Por: Marianna Abdo
O que é paralisia cerebral?


A Paralisia Cerebral é uma lesão neurológica que ocorre no período em que o cérebro ainda não completou seu desenvolvimento, podendo se dar, antes, durante ou depois do nascimento. São 26.600 novos portadores a cada ano no Brasil, 2 em cada 1.000 nascem vivos nos países desenvolvidos, 7 em cada 1.000 nascem vivos no Brasil.


Cruz Verde

Fundada em 8 de dezembro de 1958, a Cruz Verde é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que atende crianças com paralisia cerebral grave. O objetivo é fornecer o máximo de assistência aos pacientes, por meio de um incessante trabalho envolvendo vários profissionais que buscam a manutenção do quadro e a qualidade de vida dos pacientes.


A Cruz Verde mantém três unidades de atendimento. No Hospital são mantidos 204 pacientes em regime de internação integral que recebem visitas da família duas vezes por semana. Alguns pacientes são crianças abandonadas que chegam ao Hospital encaminhados judicialmente. O serviço de internação é gratuito e 90% dos leitos são conveniados ao SUS.


No Ambulatório, as consultas são agendas e os atendimentos chegam a 18 mil por ano. Quando chega ao Ambulatório o paciente passa por uma avaliação neurológica que avalia: déficits motores, tono muscular aumentado e atraso no desenvolvimento psico-motor; e por uma avaliação de déficit cognitivo.


No Hospital-Dia, 25 crianças são atendidas diariamente durante oito horas e voltam para o convívio familiar no final do dia. Tanto pacientes graves que necessitam de maior respaldo, quanto pacientes que apresentam boa evolução são atendidos nessa unidade.


Todas as unidades contam com profissionais das áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, hidroterapia, nutrição, médica, odontologia, psicologia e terapia ocupacional, totalizando 250 funcionários e 70 voluntários.


As terapias em conjunto buscam o máximo de independência da criança nas atividades diárias. Toda a parte de nutrição é preparada da própria unidade com a ajuda de fonoaudiólogas e nutricionistas.

Como ajudar


Os recursos públicos não cobrem as despesas da instituição. Por isso, a Cruz Verde precisa de doações para manter seu trabalho. “A instituição tem uma necessidade de compor o seu recurso mensal. Nós precisamos de recursos financeiros não só para projetos e equipamentos, mas também para subsidiar o próprio custeio da instituição”, explica Marilena.


- Doações em dinheiro


Podem ser feitas diretamente na Cruz Verde ou por conta bancária nos bancos:

Bradesco agência. 2282-9c/c 13.000-1

Itaú agência. 0368-9 c/c 20.000-2


As doações de alimentos, produtos de higiene e outros itens, também podem ser feitas diretamente na Cruz Verde. Mas se preferir ligue para o número (11) 5579-7335 e agende a retirada da doação.


- Sócio Contribuinte


O sócio-contribuinte recebe os boletos bancários em sua residência para que se possa efetuar a doação. O boleto vem em branco e pode ser pago em qualquer data.


- Bazar


As doações que não são utilizadas pelos pacientes são comercializadas no bazar, importante fonte de renda da instituição.


Mais informações:


Endereço: Rua Diogo de Faria, 695 – Vila Clementino – São Paulo – SP.Tel.: (11) 5579-7335

Nenhum comentário: