segunda-feira, 4 de maio de 2009

Inadimplência dos consumidores avança 22,6% em março

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência de Pessoa Física apontou alta de 22,6% de inadimplência dos consumidores em março, na comparação com fevereiro.

As dívidas com bancos lideram o ranking de representatividade no primeiro trimestre de 2009 com 43,4%. Em seguida vêm as dívidas com cartões de crédito e financeiras seguidas dos cheques sem fundo.

O indicador do Serasa também mostrou o valor médio das dívidas. Segundo os dados, o brasileiro tem em média uma dívida de R$1357,47 com bancos, esse valor mostra uma queda de 1,5% em relação ao primeiro trimestre de 2008. A queda significa que com a crise o brasileiro ficou mais cauteloso em contrair dívidas. Já o valor médio de títulos protestados aumentou 11,9% e de cheques devolvidos, 31,2%.

Para os técnicos do Serasa Experian, o crescimento da inadimplência no primeiro trimestre de 2009 foi causado pela menor atividade econômica e pelo desemprego localizado em alguns setores. Os técnicos explicam ainda que os primeiros meses do ano são mais críticos para as finanças pessoais, agora agravadas pela crise.

Nenhum comentário: